Como se comportar em dinâmicas de grupo

Existem diversas formas de avaliar o comportamento das pessoas em uma entrevista de emprego e uma delas é a dinâmica de grupo. Ela consiste em desafios propostos geralmente por profissionais de psicologia , para avaliar como se comportam os candidatos em diferentes situações. O problema é que a maioria das pessoas tem pavor desse tipo de procedimento e nesse post você vai ficar sabendo como lidar e o que fazer caso você precise participar de um processo que tenha essa avaliação.

 

1- Pesquise sobre a empresa

Procure sobre a missão, visão e valores da empresa e pense, a partir desses pontos, qual seria o perfil adequado para aquela organização. Tenha bom senso e lembre-se que uma empresa de marketing, por exemplo, gosta de inovação, de criatividade, se comporte nessa entrevista de forma que mostre esse seu lado para os avaliadores. Dessa forma você terá atitudes na dinâmica que serão bem vistas pela empresa.

2- Seja você mesmo

É importante que você mostre como agiria caso a situação fosse real. Nada de criar um personagem,  pois é ali que você pode trabalhar por muitos anos e ninguém vai gostar de saber que você não é como parecia ser. Não se compare com ninguém do grupo, seja apenas o melhor que você pode ser.

4- Não se exalte

Nessa hora quem fala mais alto não leva a melhor! Procure ter bom senso e não coagir os outros integrantes do grupo.  Se você tentar aparecer mais do que todos os outros,  o recrutador pode acreditar que você não sabe trabalhar em grupo e essa é uma habilidade que todas as empresas procuram em um candidato. Lembre-se: todos devem ter sua chance de falar, então não fale demais e nem fale muito pouco. Seja assertivo e peça licença para falar quando necessário. O que fiz nas dinâmicas que participei, foi dar sugestões para resolver o problema, escutar o que os outros participantes tinham a dizer e entrar em um consenso com todos. Quando surgia algum conflito de opiniões, eu tentava acalmar o pessoal e lembrava-os que precisávamos focar no objetivo proposto, tudo isso de forma educada.

5- Preste atenção em você

Tenha cuidado com sua postura. Procure não gesticular excessivamente e de forma alguma faça gestos obscenos! Lembre-se também de manter-se ereto, com uma posição confiante. Sua forma de falar, de gesticular e de se portar mostram muito sobre você. Fique atento para não deixar ombros caídos, não sentar-se de forma largada, não colocar pés na cadeira, não mascar chicletes, não assentar de pernas abertas se você for mulher e não apoiar o queixo nas mãos. Assim você vai passar a imagem de confiança e pode se dar bem nessa dinâmica!

6- Atente-se ao visual

Prefira visuais mais discretos! Nesse post eu te conto tudo sobre a maneira correta de se vestir para uma entrevista de emprego! Não deixe de conferir, pois a forma como você se veste diz muito sobre você e pode passar imagens desagradáveis caso não se vista da maneira correta!

7- Prepare-se para ser observado

Em dinâmicas de grupo os recrutadores geralmente anotam pontos importantes e reparam em todo e qualquer comportamento que você tiver. Então prepare-se para isso, não se sinta envergonhado e não se assuste caso anotem ou olhem muito para você.

8- Atente-se ao objetivo

Em muitos processos que participei, as pessoas fugiam muito do objetivo proposto. O intuito dos recrutadores aqui não é saber suas experiências e o que você já fez, isso é feito em outras partes do processo, a não ser que o recrutador te peça isso. O objetivo é resolver o problema em questão e o comportamento dos participantes. Então preste atenção ao que foi pedido, tente solucionar aquele problema da melhor forma e lembre-se de que o modo como você interage com os outros é o principal ponto da dinâmica.

Com essas dicas ficará bem mais fácil ser avaliado pela dinâmica de grupo! Lembre-se que processos de seleção não procuram alguém perfeito, procuram apenas pessoas que se adequem aos requisitos da empresa! Procure ser verdadeiro sempre e agir de forma natural, assim você encontrará o emprego certo e as chances de você se dar bem dentro da empresa serão muito maiores!

 

Gostou das dicas ? Compartilhe com os amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *