Por que você precisa do Networking para alavancar sua carreira?

Você sabe o que é Networking? Até pouco tempo atrás eu ideia do que se trata esse termo e sei que muitos amigos meus não sabem muito sobre o assunto também.  Então nesse post vou te explicar tudo que aprendi sobre isso e qual a importância do Networking para a sua carreira!

Todo mundo precisa de alguém para fazer negociações, para vender produtos, para conseguir novas oportunidades e para se relacionar de forma geral dentro das empresas. É para isso que serve o Networking, é ele que faz essas conexões entre pessoas e faz de você mais do que apenas um funcionário dentro da organização.

Muitas pessoas acreditam que precisam se relacionar com os colegas de trabalho apenas enquanto estão dentro da empresa e esse é um erro enorme. Você deve continuar se relacionando com antigos colegas e aumentando cada vez mais sua rede de contatos, para que caso você precise de alguém ou alguém precise de você, vocês saibam como fazê-lo sem precisar ficar horas procurando pelo contato nas suas redes sociais e passar o constrangimento de pedir algo sem ter mais nenhuma intimidade.

Outra situação muito comum acontece quando indivíduos acreditam que precisam usar o Networking apenas quando ele traz algum benefício imediato e isso não é verdade. Você deve criar e manter vínculos com as pessoas naturalmente e entender que essa é uma via de mão dupla, em que você ajuda as pessoas e elas te ajudam quando necessário. Além disso, criar vínculos verdadeiros é tão importante para a sua carreira quanto para a sua vida pessoal, pois você vai ganhar amigos que serão para a vida inteira!

Então, seja cordial dentro e fora da organização. Procure cumprimentar a todos com um sorriso,  puxar assunto com as pessoas e estar aberto à diálogos. É importante também salvar os contatos de todas as pessoas que você conhece, amigos de faculdade, do trabalho, da academia e da família. Assim, você criará uma rede sustentável e terá contatos sempre.

Procure participar de palestras, workshops e outros eventos que possam aumentar sua rede de contatos, ela é tão importante quanto ter um currículo bem feito e ter competências necessárias para determinados cargos.

E  lembre-se: riqueza não tem a ver apenas com dinheiro, uma rede de contatos bem feita pode te levar ao sucesso, pode te trazer prosperidade e crescimento profissional de uma forma que você nem imaginava!

Gostou? Compartilhe com os amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *