O que você precisa saber para conseguir o primeiro emprego

Procurar o primeiro emprego parece ser uma tarefa difícil não é mesmo? Você tem dúvidas do que fazer quando dizem que precisam de alguém experiente? Não sabe o que colocar no seu currículo? Não sabe nem por onde começar? Então vem comigo que vou te dar umas dicas bem legais de como iniciar no mercado de trabalho!

Currículo

Talvez essa seja a maior dúvida: se eu nunca trabalhei com nada, o que colocarei no meu currículo? Bom, você provavelmente já estudou ou já fez algum curso. Pois são exatamente eles que vão constar no seu currículo no lugar das experiências. Curso de idiomas e na área da computação são muito bem vistos pelas organizações! Outros cursos que você já tenha feito também devem ser colocados.  Não se esqueça de inserir suas habilidades como ,por exemplo, “destacada habilidade para trabalhar em grupo”. Pode colocar a cabeça pra pensar pois esses anos todos de escola serviram muito como a sua primeira experiência profissional. Não se esqueça: o seu currículo é o seu cartão de visitas, é a partir dele que as empresas irão te convidar para fazer uma entrevista, então capriche na formatação, atente-se para as regras de português e faça-o com todo cuidado possível!

Seja Pontual

Segundo um provérbio inglês, ” a pontualidade é a cortesia dos reais e a obrigação dos educados”. Assim, lembre-se sempre de chegar um pouco antes do combinado. Quinze minutos de antecedência são essenciais para que as pessoas da empresa e principalmente seu entrevistador percebam como você é responsável e tem compromisso com seus afazeres.

Seja educado 

Se você vai fazer uma entrevista em alguma empresa não se esqueça de cumprimentar todas as pessoas que passarem pelo seu caminho. Porteiros, recepcionistas, pessoas que realizam serviços gerais, secretárias, enfim, todos! Isso é importante pois mostra que você é uma pessoa educada e que sabe o seu lugar, sabe que não é melhor que alguém só porque pode ocupar um cargo mais alto.  Como disse Confúcio, ” por onde quer que vás, leva teu coração” ! É tão bom encontrar com alguém que te tata bem e com respeito não é mesmo? Nunca se esqueça dessa dica valiosa, nem mesmo quando atingir o maior patamar da empresa.

Mostre-se confiante

Mostre ao entrevistador que mesmo sendo novo no mercado de trabalho você tem uma forte vontade de iniciar e aprender. Não se sinta coagido se ele disser que precisa de alguém com experiência, diga que aprende rápido e que vai fazer de tudo para trabalhar de uma forma que agregue valor à empresa!

Capriche no visual

Vá vestido de acordo com o que as pessoas da empresa vestem. Dê uma passadinha na porta da organização e veja como as pessoas estão vestidas. Se não puder fazer isso, então prefira o traje social, afinal, é mais fácil tirar o blazer e levantar um pouco as mangas da camisa do que arranjar uma roupa social lá na hora para se vestir! Mas não se esqueça de que é importante ir com algo discreto, nada de cores muito extravagantes, nada de maquiagem pesada, não vá com decotes e roupas muito justas e prefira nesse dia calças à vestidos. O mais importante é passar a imagem de profissionalismo e responsabilidade. Nesse post eu te mostro como se vestir corretamente! Dê uma passadinha por lá e confira todas as dicas para não errar no dia decisivo!

Seja sincero

Nada de inventar respostas e histórias que você não viveu. De acordo com Sócrates, ” a mentira nunca vive o suficiente para envelhecer”. Além de perder essa entrevista, se você for desmentido, poderá perder novas oportunidades de fazer entrevistas na empresa. É importante também que você saiba como dizer as verdades! Não é pra sair falando que você só gosta de dormir e comer nas suas horas livres, mesmo que isso seja verdade, não é bem visto pelas empresas. Lembre-se de um hobbie que seja produtivo como ler um livro, assistir a algum filme interessante ou se dedicar a um projeto seu, algo que você faça além de comer e dormir, que não seja mentira.

Seja persistente

Pode ser que você receba alguns nãos até receber o sim nas entrevistas de emprego que você participar. Entretanto, não desanime! Todo mundo passa ou já passou por isso e no final sempre dá certo, se não deu ainda é porque ainda não chegou ao fim! Se receber um não siga em frente pois quando menos esperar virá sua contratação!

 

Tenho certeza que essas dicas vão te ajudar a conseguir o emprego desejado! Lembre-se: o seu único limite é você mesmo, então seja o melhor que pode ser todos os dias!

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *