Melhores dicas para quem ainda não conseguiu passar no vestibular

Com os vestibulares cada vez mais concorridos, fica mais difícil conseguir a tão sonhada vaga na faculdade, principalmente nas faculdades federais. A pressão dos colegas e da família também é um fato que dificulta bastante o processo. Dessa forma, é normal que o desespero apareça e tome conta da gente não é mesmo? Para evitar que isso aconteça, hoje vou te dar umas dicas bem legais para você não se sentir tão mal por não ter passado no vestibular e para te ajudar a alcançar a sua vaga no próximo ano.

Não desista

Assim como você, muitas pessoas ainda estão na luta para conseguir a vaga na faculdade. É normal que com toda essa concorrência as pessoas não passem de primeira. Como geralmente as provas de vestibulares são muito complexas e extensas, como é o caso do ENEM, o candidato que já chega nervoso para fazer a prova se sente muito mais intimidado com o número de questões e com a complexidade delas. Entretanto, você não pode desistir! Estudar é difícil, é cansativo e chega uma hora em que pensamos em desistir mesmo, mas pense que o caminho para o sucesso não é uma rampa fácil de subir, é uma escalada com inúmeros percalços que você precisa enfrentar para chegar ao topo. E se você se esforçar e se preparar, na hora certa alcançará o sucesso. Continue firme e acredite que no final vai dar certo!

Saiba seu limite

Quando estamos numa caminhada extensa, como é o caso do pré-vestibular, acreditamos que precisamos ficar esgotados todos os dias para sentir que fizemos o nosso trabalho. Mas não é bem assim, pelo menos não para todo mundo. Existem pessoas que estudam duas horas por dia e não conseguem se concentrar em mais nada após esse tempo, tem pessoas que só conseguem assimilar conteúdos se ficarem 12 horas estudando por dia, e no final, ambos podem alcançar o sucesso. Você só precisa entender que não pode ficar esgotado, você tem uma longa caminhada pela frente e se cansar logo no início o resto do caminho ficará muito mais difícil. Encontre o seu limite e estude respeitando-o, assim será mais tranquila a sua jornada.

Durma bem

Você PRECISA descansar. Não é questão de escolha! Se você não descansar provavelmente não vai render o quanto poderia e com certeza não terá cem por cento de proveito nos estudos. É ideal dormir 8 horas por dia, mas existem pessoas que já se sentem bem com menos. Porém, é importante que você não durma menos de 6 horas, pois a partir daí os médicos já consideram abaixo do permitido. Se você não conseguir dormir devido à ansiedade ou a algum outro problema procure um profissional para lhe ajudar, pois isso vai aumentar consideravelmente sua concentração e assim sua qualidade de estudo será bem mais satisfatória.

Tenho um tempo para se divertir

Separe um dia da semana ou algumas horas ao dia para se distrair e fazer algo que goste. Quando eu fazia cursinho deixava o domingo livre para fazer as coisas que eu gostava. Era o dia que eu deixava para ver meu namorado, para ficar com minha família ou simplesmente para assistir alguns episódios das minhas séries favoritas. E durante a semana eu separava algum tempinho para me distrair. Não precisa ser muito tempo, pode ser apenas uma horinha ao dia, mas tenha seu tempo de diversão. Ninguém aguenta ficar só estudando o dia todo, né?

Acompanhe perfis de pessoas que tem o mesmo objetivo que você

Existem milhares de perfis no Instragram, no Facebook e no Twitter de pessoas que querem entrar na faculdade. É legal seguir essas pessoas pois elas postam diariamente dicas de estudo, mapas mentais, fotos de inspiração e te mostram que você não está sozinho nessa! Mas lembre-se: redes sociais fazem parte do tempo livre, não fique o dia todo no celular navegando pois isso pode atrapalhar sua rotina de estudos.

Busque apoio

Nessa jornada é bom que você encontre pessoas para te apoiar. É muito difícil abdicar de tudo para estudar ou até mesmo ter uma rotina de trabalho e estudos. Então, peça ajuda aos seus pais ou quem quer que seja que more com você, pois as pessoas que nos amam fazem toda a diferença nesse processo. Explique que esse é seu sonho e que você precisa do apoio para poder continuar buscando o sucesso. Compartilhe também sua frustração de ainda não ter passado, pois eles te ajudarão a enxergar que esse não é o fim do mundo e que na hora certa você vai conseguir a sua vaga.

Faça alguma atividade física

Comprovadamente essa é uma dica que você precisa testar! Médicos de todo o mundo indicam exercícios físicos como forma de acalmar os nervos, relaxar a mente e ainda manter a saúde! Então, separe uma horinha do seu dia para praticar algum exercício que você goste. Procure com carinho pois com certeza algo vai te trazer prazer e vai melhorar sua qualidade de vida.

Encontre o equilíbrio

Depois de todas essas dicas percebe-se que o equilíbrio é o ponto principal para ter uma qualidade de vida, independente das atividades que você exerce. Portanto, procure o seu equilíbrio, não pense que você vai ficar apenas estudando na vida, mas saiba que você terá que abrir mão de algumas coisas, como aquela saída no meio da semana com a galera!

Se mantenha motivado

Motivação é algo muito pessoal. Cada pessoa tem o seu motivo e a sua inspiração para correr atrás da tão sonhada vaga na faculdade. Antes de fazer esse post conversei com um amigo meu chamado Bruno. Ele quer cursar medicina e mesmo depois de alguns anos de cursinho ele ainda tem a mesma vontade de correr atrás do sonho dele. Perguntei o que ele faz para não pensar em desistir e ele me disse que se mantém motivado com vídeos de cirurgias, já que o sonho dele é se tornar Neurocirurgião. Disse que acompanhar o trabalho de quem já está na área o faz imaginar a vida dele quando for médico e que isso não deixa a chama da motivação apagar. Encontre hoje a sua motivação e sempre que pensar em desistir recorra à ela!

 

Espero que essas dicas te ajudem a alcançar a sua vaga na faculdade e que você consiga encontrar o seu equilíbrio para viver de forma mais leve! Se você gostou desse post compartilhe com os amigos para que eles também consigam se preparar de uma forma melhor! Até mais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *