Como fui aprovada em 3 processos seletivos em um mês – PARTE 2

Oi gente!

No último post eu falei sobre como encontrar as melhores vagas. Se não leu ainda, clique aqui para acessar!

Hoje eu vou falar sobre como são os processos seletivos em instituições financeiras, pois das 3 aprovações, duas delas foram em bancos. Eu não sei como é em outras cidades ou em outras instituições, mas fui aprovada para estágio em dois bancos renomados de Belo Horizonte e vim te contar como é, para que você possa conseguir também!

A primeira coisa que você precisa saber é que eles vão exigir muitos testes de lógica, Excel e redação. Se você tem dificuldade em alguma dessas atividades, sugiro que você comece a estudar, uma vez que não são testes tão simples e você precisa se sentir seguro para fazê-los.

Outra coisa importante é que geralmente você precisa passar por uma dinâmica de grupo. Essa atividade consiste em fazer algum exercício ou resolver algum problema (chamado de case) em grupo. Pode ser um teste de lógica, pode ser apenas um teste em que as pessoas precisem discutir sobre suas opiniões ou até mesmo um problema que você enfrentaria caso já estivesse atuando dentro da organização. A dica que eu tenho para isso é: estude! Eu passei a tarde anterior à minha dinâmica estudando os tipos de dinâmicas, os exercícios que geralmente pedem, como me comportar e o que fazer para não ser eliminada nessa etapa. Outra coisa que você precisa saber é que nessa fase eles avaliarão o seu comportamento diante a situações cotidianas, em que você está sob pressão e precisa entregar um resultado correto, em um tempo hábil e saber se comportar durante todo o processo. Sugiro que você dê suas opiniões de forma educada, proponha soluções, mas deixe que os outros participantes façam o mesmo. Tente assumir uma posição de liderança, mas sem entrar em confronto com os outros candidatos e sem tentar aparecer mais que todo mundo.

No final você pode ter uma entrevista individual com os gestores e é nessa fase que eles vão querer saber mais sobre você, sua vida profissional e pessoal. O importante nessa etapa é ser você mesmo e se conhecer. Antes mesmo de começar o processo procure identificar pontos fortes e fracos, aspectos da sua personalidade que podem ajudar uma empresa a crescer e o que suas experiências podem acrescentar para a organização. Uma dica boa é tentar aproximar suas experiências às atividades que vai desempenhar no cargo. Se você já trabalhou com atendimento ao público, por exemplo, e essa vaga é para atendimento, procure focar mais nisso, pois vai passar a ideia de que você conseguirá desenvolver o trabalho com mais facilidade.

As duas últimas dicas são: seja paciente e tenha fé! Os processos geralmente são demorados, possuem muitas etapas e costumam ser um pouco mais complicados do que a gente está acostumado, mas acredite que Deus tem o melhor para você, porque Ele sempre tem! Juntando sua fé ao seu esforço, dificilmente as coisas darão errado!

Espero ter ajudado!

Compartilhe com os amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *